Manhattan x Maratham

Textos

A ARTE DA FOTOGRAFIA
Tem gente que tem o dom de tirar fotografias, nem estou falando da técnica, que qualquer cursinho na internet ensina em 5 horas, mas o dom de ver beleza onde até então ninguem via.
Eu adoro tirar fotos de arvores floridas, mas isso todos veem a beleza, a Maria Mineira aqui do RL adotou uma árvore, não é florida, mas tem sua beleza, que nem sei explicar o porquê, na foto que tirou, no fundo, está a Serra da Canastra, mandou me em outra ocasião fotos de canarinhos da terra comendo canjiquinha no chão, ela tem o dom. Fotos que ela e Adah escolhem na internet, e depois fazem um texto harmonioso, também é dom.
Rostos fotografados com expressão de dor, saudades, de louvação, as vezes não são belos na concepção da palavra, mas tem uma beleza que só aquele que tem o dom consegue captar naquele momento, depois todos ficam admirados desta descoberta.
Comprei recentemente uma filmadora que também pode tirar fotos, não sei como utilizá-la, estou tentando fazer entrevistas com pessoas, tirar uma foto da alma, uma foto mais do interior delas, coisas que as vezes o artista da fotografia consegue fazer com uma simples foto, fotografar a alma.
Fotos famosas, aquelas que fotografam o momento histórico, temos tantas, aquela da menina nua, acho que vietnamita, correndo após o bombardeio norte americano, aquela do tiro na cabeça que um coronel norte vietnamita dispara contra um seu conterrâneo, a foto do urubu atrás do menino famélico e caquético. Estas exigem estar no lugar certo na hora certa e com o dedo no gatilho disparador e uma boa dose de sorte para capturar a expressão do momento.
Ontem vi uma foto da sombra de uma árvore sobre a cupula branca de uma obra de arte no Parque do Ibirapuera, beleza encoberta, mas descoberta por quem tem o dom, maravilhosa.
Defranco
Enviado por Defranco em 13/01/2013
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras